visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

Dia Internacional da Biodiversidade

Natalia A. K. Itokawa
22 mar 2020

revisão textual: Talita V. Braga

Comemoramos no dia 22 de maio o Dia Internacional da Biodiversidade! Essa data foi instituída há 27 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU) por causa da preocupação com a conservação da biodiversidade e também como uma forma de conscientizar a população para a proteção do nosso meio ambiente.

Mas afinal... o que é biodiversidade?

Biodiversidade é a riqueza de vida na Terra, na forma de animais, plantas, microrganismos e até mesmo nós humanos! Tudo isso em um ciclo interminável de vida, morte e transformações, além das funções ecológicas que todos os organismos desempenham dando estabilidade a diversos ecossistemas. E é exatamente por isso que é tão importante que protejamos a diversidade biológica, especialmente no Brasil, que é o país que possui a maior biodiversidade na forma de fauna e flora do planeta.

A biodiversidade é responsável pelo equilíbrio do nosso planeta!

Desde grandes organismos como as árvores que desempenham funções de controle da umidade, temperatura e chuvas, até minúsculos microrganismos como bactérias que realizam processos de decomposição, todos estão interligados. Todos os organismos estão conectados e isso ocorre como uma imensa rede que fornece equilíbrio a todos os processos que ocorrem no planeta Terra. Isso significa que se um desses organismos for prejudicado, todo o meio poderá sofrer consequências negativas junto com ele. Assim, as poluições, queimadas e desmatamentos que causam aumento na temperatura do planeta ocasionam derretimento de calotas polares, geram impactos nas formas de vida que habitam esses locais, ou até mesmo fungos que fazem decomposição e como consequência a reciclagem de nutrientes que alimentam os solos e as árvores. Todas as formas de vida possuem um propósito, ou seja, uma função no ambiente.

Por causa de todos esses motivos é que precisamos cuidar da nossa biodiversidade, no entanto, infelizmente não é isso que está acontecendo. Segundo dados da Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre a Biodiversidade e os Serviços dos Ecossistemas, a natureza está se perdendo de uma forma muito rápida e alarmante nunca antes vista na história.

Desde 1990 a Terra perdeu 28,7 milhões de hectares de florestas.

Toda essa perda de áreas naturais causa enormes problemas. Como aproximadamente um milhão de animais e plantas em risco de extinção de acordo com a ONU, bem como 90% da população de peixes marinhos que estão desaparecendo por causa da exploração da natureza.

As principais causas de perda de biodiversidade são a forma como consumimos e desperdiçamos produtos como alimentos, bem como a forma como eles são processados. Tudo isso contribui para a perda de biodiversidade. No entanto, há uma boa notícia, nós podemos contribuir com a proteção da natureza!

A ação de cada um de nós pode ajudar a proteger a biodiversidade!

Mas de forma podemos fazer isso?

  • Diminuindo práticas prejudiciais ao meio ambiente como a poluição por indústrias, assim como o uso excessivo de carros.
  • Reduzir o desperdício de alimentos e outros produtos.
  • Evitar o consumo excessivo implantando formas mais sustentáveis – o consumo consciente.

Portanto, se todos nós fizermos nossa parte, juntos podemos evitar a destruição de biodiversidade, assim, mantendo o equilíbrio no planeta para nós e todas as outras espécies.


Referências:
BIODIVERSIDADE brasileira. Disponível em: https://www.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira. Acesso em: 15 mai. 20.
DIA internacional da biodiversidade. Disponível em: https://unric.org/pt/mensagem-sobre-o-dia-internacional-da-biodiversidade/. Acesso em: 15 mai. 20.