visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

O que podemos fazer
pelo meio ambiente?

Thaiane Scheila
07 jun 2020

revisão textual: Talita Braga

A cada dia que passa nosso planeta pede por socorro, a cada dia uma notícia desagradável invade nossos corações. Espécies estão sendo extintas, geleiras estão derretendo e estudos nos mostram fatalidades, fogo, destruição, violência, gestões e governos descabidos, mas até quando?

Atos inadmissíveis causados por maus comportamentos humanos estão promovendo a degradação ambiental e aumentando cada vez mais o excesso de poluição da natureza. Mas diante disso, o que nós podemos fazer para mudar essa situação? Quais comportamentos seguir? O que é certo e o que é errado?

Todos nós merecemos um ambiente limpo e seguro para se viver, independente do habitat em que se encontra, todos somos merecedores e como tais devemos lutar e fazer isso acontecer.

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Art.225, Constituição Federal 1988

Pensando em todos esses fatores e para fechar a Semana do Meio Ambiente com um propósito, elaboramos para vocês dicas básicas e fundamentais para ajudar nosso planeta e todas as espécies que habitam nele, sendo elas:

  • Para começar, NÃO JOGUE LIXO NAS RUAS. Cada resíduo descartado possui um tipo diferente de matéria prima, podendo levar anos para se decompor, além de causar outros prejuízos, como o entupimento de bueiros, ocasionando muitas vezes em alagamentos catastróficos.
  • NÃO DESPERDICE ÁGUA. Estamos passando por um momento delicado, principalmente aquelas pessoas que moram em alguns munícipios da região Sul do Estado do Paraná que são abastecidos pelo Rio Iguaçu. A sua estiagem pode trazer, e já está acarretando sérios problemas. A seca está assustando a população, então ECONOMIZE água.
  • SEPARE O LIXO. Coloque esse hábito em sua rotina, quando o lixo é separado a coleta fica mais fácil, sendo gentil com você, com o próximo e com o planeta. Assim, muitos resíduos podem voltar a ser matéria prima e você também estará contribuindo para aumentar a vida útil dos aterros sanitários.
  • REAPROVEITE. Muitos resíduos podem ser reaproveitados, então abuse da sua criatividade e enfeite seu ambiente com estes materiais.
  • EVITE USAR MATERIAIS DESCARTÁVEIS. Um dos maiores poluentes da atualidade são as sacolas plásticas, o plástico como um todo, deste modo substitua-os. Utilize sacolas de algodão, ou até mesmo carrinho de feira. Possua a sua garrafa ou o seu copo e elimine os copos e canudos plásticos.
  • Fábricas e pessoas têm jogado cada vez mais detritos poluentes em rios, lagos e mares, prejudicando não só as espécies terrestres como também espécies marinhas. Além disso, muitas empresas lançam fumaças pretas contaminadas, poluindo ainda mais o ar que respiramos. Em caso de ver ou presenciar situações como estas, DENUNCIE!
  • NUNCA, JAMAIS, EM HIPÓTESE ALGUMA compre animais silvestres. Algumas espécies são retiradas de seu habitat natural, prejudicando o equilíbrio da natureza, a sustentação de sua cadeia alimentar e muitas vezes colocando as espécies em risco de extinção.

Enfim, exerça a sua cidadania, lute contra as atitudes que desrespeitam a natureza, não seja a favor e não apoie governos com atitudes que destroem o meio ambiente, cuide do ambiente que você vive, cuide do nosso planeta Terra.

Acredite, a sua ação faz diferença!