visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

Resistência a Antibióticos:
Bactérias e Superbactérias

As bactérias são seres que sofrem mutações com facilidade, de modo a se adaptar ao meio onde vivem. Elas são responsáveis por causar infecções, as quais são tratadas por remédios conhecidos como antibióticos. Atualmente esse tratamento está cada vez mais incerto e perigoso, justamente por conta da mutação constante, que permite selecionar uma população de indivíduos resistentes ao medicamento. Assim, um tipo de antibiótico que servia para combatê-las, precisa ser trocado por outro, cada vez mais forte, até acabar com a infecção.

Essas bactérias, que resistem aos antibióticos, são conhecidas como superbactérias e representam um perigo à saúde pública, uma vez que as infecções se tornam muito fortes, sendo difícil de encontrar um antibiótico que tenha o efeito desejado. Mesmo que ainda estejam sendo descobertos novos antibióticos, a produção é lenta quando comparada a velocidade em que as bactérias sofrem mutação.

Para entender melhor sobre as superbactérias e o risco que elas oferecem, assista ao vídeo a seguir, que contém um resumo do que foi abordado e informações adicionais:



RESISTÊNCIA BACTERIANA EM HOSPITAIS

Um artigo publicado na Revista Brasileira de Farmácia (RBF), sobre a “Análise do uso e da resistência bacteriana aos antimicrobianos em nível hospitalar” (KADOSAKI; SOUSA; BORGES, 2012), teve como objetivo analisar bibliografias e disponibilizar aos profissionais da saúde, informações sobre a resistência aos antimicrobianos em hospitais.

Tal artigo descreve que em alguns hospitais com alto uso de antimicrobianos, muitas vezes não era levado em consideração a opinião de médicos infectologistas sobre a medicação prescrita, resultando em uma não restrição ao uso de antimicrobianos, mas sim, seu uso elevado. Em outras instituições analisadas, o motivo estabelecido pelo alto consumo desses medicamentos foi relacionado a não ter uma política de controle a antibióticos.

Assim, o artigo traz uma discussão sobre a importância de existir programas de uso racional de antibióticos nos hospitais, afim de utilizar os antibióticos de forma correta e em menor quantidade para reduzir e controlar a resistência bacteriana. Também foram apresentadas algumas problematizações a respeito da facilidade ou dificuldade dos profissionais da saúde em se orientar acerca dos antibióticos. Sendo assim, a imagem a seguir apresenta algumas recomendações para que sejam seguidas em casa, e que com essas orientações e informações o uso dos antibióticos seja realizado de forma consciente, desfavorecendo a resistência bacteriana.


Clique na imagem para Zoom!

Fonte: As autoras.

QUAL A RELEVÂNCIA PARA A MICROBIOLOGIA?

No artigo em questão, foi dito que para saber orientar e realizar um tratamento com antibióticos é necessário saber qual espécie de bactéria é a causa da infecção e como se dá a resistência aos antibacterianos. E é justamente através do conhecimento do estudo da microbiologia que se pode reconhecer as bactérias e sua biologia, bem como alcançar um tratamento eficaz.


Alunas:
Daniela dos Santos
Suzana Heil


Artigo utilizado:
Kadosaki, L.L.; Sousa, S.F.; Borges, J.C.M. Análise do uso e da resistência bacteriana aos antimicrobianos em nível hospitalar. Revista Brasileira de Farmácia, 93: 128-135, 2012. https://www.passeidireto.com/arquivo/78655676/analise-do-uso-e-da-resistencia-bacteriana-aos-antimicrobianos-em-nivel-hospital