visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

Produção de Cerveja

1 / 10
2 / 10
3 / 10
4 / 10
5 / 10
6 / 10
7 / 10
8 / 10
9 / 10
10 / 10


Galera! Hoje vamos falar sobre cerveja, a queridinha do Brasil que é considerada a bebida consumida mais popular. Vocês que consomem nunca tiveram medo de ter algum tipo de intoxicação causada por agentes patogênicos vindos da bebida? Pois então... é interessante o assunto e viemos aqui explicar para você!

A cerveja pode apresentar microrganismos deteriorantes sendo bactérias Gram-positivas, Gram- negativas e leveduras selvagens. Mas não se preocupem, pois esses microrganismos que podem ser encontrados na cerveja não causam mal a saúde! Sendo assim, as bactérias que crescem na cerveja, que sobrevivem ao meio, influenciam negativamente a bebida apenas nos aspectos sensoriais, ou seja, sabor azedo como vinagre, aparência turva e pouca espuma. E para evitar esses microrganismos a cerveja apresenta agentes de proteção: o lúpulo que apresenta propriedades bacteriostáticas, ou seja, que paralisa a ação e crescimento de bactérias; o processo de pasteurização que evita esses microrganismos na cerveja; e as cervejarias ainda realizam análise microbiológica para verificar a existência e a quantidade de colônias de bactérias na cerveja depois de pronta.


Alunas:
Aline Aparecida de Carvalho
Chaiane Sandi


Artigo utilizado:
Dragone, G.; Mussato, S.I.; Nogueira, A.D.; Almeida e Silva, J.B. Revisão: Produção de cerveja: Microrganismos deteriorantes e métodos de detecção. Brazilian Journal of Food Technology, 10: 240-251, 2007. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/16769