visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

Dia Internacional da Terra

Sabrina Chelegel
22 abr 2020

revisão textual: Ricardo A. S. Cerboncini

O Dia Internacional do Planeta Terra é comemorado no dia 22 de abril, também pode ser chamado de dia da Mãe Terra. Essa data foi criada nos Estados Unidos pelo senador e ativista ambiental Gaylord Nelson em 1970. O objetivo da criação desta data foi abrir discussões e conscientizar a todos sobre a importância da conservação do meio ambiente e dos recursos naturais, enfatizando assuntos como poluição, desmatamento, destruição da biodiversidade, contaminação e vários outros problemas que ameaçam a vida em nosso planeta. Em 2009, a Assembleia Geral da ONU instituiu o Dia do Planeta Terra, mas esse dia já era comemorado há muito tempo por vários países onde a população fazia protestos, manifestações, debates e palestras em prol da preservação do meio ambiente. O dia do planeta Terra é uma data comemorativa não controlada ou organizada por uma entidade específica, essa data pertence à humanidade e pode ser comemorada por qualquer cidadão.

O primeiro dia da Terra foi em 22 de abril de 1970 e contou com a presença de 20 milhões de pessoas. A pressão foi tão grande que no final do mesmo ano o governo norte-americano criou a Agência de Proteção Ambiental.

A Terra é o 3º planeta do Sistema Solar em distância do Sol e estima-se que tenha em torno de 4,6 bilhões de anos. Pelo que se sabe até hoje, é o único planeta que habita vida. É um planeta rochoso e, de acordo com os cientistas, foi uma enorme bola de fogo incandescente, com muita atividade vulcânica, e que foi resfriando com o passar do tempo, liberando gases e vapor. Parte desse vapor seria a água que, com o passar dos anos, precipitou em forma de chuva, resfriou o planeta e se acumulou na superfície na forma líquida. O nosso planeta passou por muitas transformações e continua passando, pois suas características mudam no espaço e no tempo. Por exemplo, a composição do ar atualmente é bastante diferente à de milhares de anos atrás, assim como a disposição dos continentes, que já formaram um único bloco (a famosa Pangeia). Também vale salientar que estamos em constante movimento (deriva continental), pois a superfície da Terra é dividida em placas que flutuam sobre o manto (placas tectônicas); algumas dessas placas se afastam, outras se chocam e algumas deslizam e com essa movimentação causam os terremotos e também a atividade vulcânica. Foi graças à atividade vulcânica que o homem conseguiu começar a descobrir o que existe no centro da Terra.

A movimentação dessas placas modifica o relevo e o clima da Terra, como também pode causar tragédias. Quando ocorrem na porção oceânica em alta intensidade, provocam os tsunamis.

Lembra que comentamos acima que a água se acumulou de forma líquida na superfície da Terra? Pois bem, muitos cientistas consideram que esse fato foi importantíssimo para o surgimento da vida no planeta. Ao longo do tempo, vários pensadores defenderam diferentes ideias para explicar como surgiu a vida na Terra:

  • Teoria da Abiogênese: defendida por Aristóteles, nessa teoria acreditava-se que os seres vivos surgiam da modificação da matéria inanimada, de forma espontânea.
  • Teoria da Biogênese: um ser vivo se origina de outro ser vivo preexistente.
  • Criacionismo: baseia no livro “Gênesis” da bíblia sagrada e considera que Deus criou tudo que existe na Terra e que elas seriam fixas (fixismo), imutáveis.
  • Origem por evolução química: é a mais aceita no meio científico e consiste no surgimento da vida a partir da associação de moléculas que foram se tornando cada vez mais complexas e se organizaram formando os primeiros seres vivos. Moléculas orgânicas surgiram das inorgânicas. A atividade vulcânica, o resfriamento do planeta, o acumulo de água líquida e descargas elétricas (das violentas tempestades que ocorriam no planeta) contribuíram muito para o começo da vida da Terra.

Bom, a Terra passou por muita coisa e a vida que habita nela evoluiu (se transformou) ao longo do tempo. Seres unicelulares deram origem a pluricelulares muito complexos e, hoje, nós (Homo sapiens) estamos aqui. Independente da nossa crença, cor, religião, todos nós, sem exceção, devemos preservar o meio ambiente, pois a Terra não pertence somente a nós e nela temos os recursos naturais que garantem a nossa sobrevivência. Entretanto esses recursos se esgotam. Os impactos que o homem vem causando no ambiente trazem consequências que podem acabar com a vida no planeta. Você pode fazer sua parte para ajudar a preservar esse bem tão precioso que temos, então comece já antes que seja tarde!

Medidas vem sendo tomadas por pesquisadores em diversas áreas (biologia, geografia, química, biotecnologia, etc.) para propor soluções para a preservação ambiental. Entre elas destacam-se o uso de energias renováveis ou bioenergias (biomassa, eólica e solar), biocombustíveis, carros elétricos, reciclagem e reutilização de materiais, sustentabilidade na produção, entre outras.


Referências:
DIA da Terra. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_terra.htm. Acesso em: 20 abril. 2020.
O que é e como surgiu o dia da Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/sustentabilidade/o-que-e-e-como-surgiu-o-dia-da-terra,7fa91de8afdd8faad7396b9613bd12f89kktuvuc.html. Acesso em: 21 abril. 2020.
ORIGEM e formação da Terra. Disponível em: https://www.coladaweb.com/geografia/origem-e-formacao-da-terra. Acesso em: 21 abril. 2020.
ORIGEM da vida. Disponível em: https://www.coladaweb.com/biologia/evolucao/origem-da-vida. Acesso em: 21 abril. 2020.
A importância da preservação do meio ambiente. Disponível: http://www.bioblog.com.br/a-importancia-da-preservacao-do-meio-ambiente/. Acesso em: 21 abril. 2020.