visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

Ivana Jaskiu
15 abr 2020

revisão textual: Talita V. Braga

No dia 15 de abril comemoramos o Dia Nacional da Conservação do Solo! A data é uma homenagem ao nascimento de Hugh Hammond Bennet (1881 – 1960), que foi conhecido como o pai da conservação do solo nos Estados Unidos e criador do serviço de conservação de solos americanos. Aqui no Brasil, essa data foi instituída pela Lei n° 7.876, de 13 de novembro de 1989.

Mas porque a conservação do solo merece um dia só para ela?
O que o solo tem de tão importante?

A iniciativa de instituição do dia da conservação do solo no Brasil foi do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com o propósito de apresentar a importância do solo para a produção agropecuária e a necessidade de seu uso e manejo de forma sustentável. O solo é um recurso natural e fundamental para a produção de alimentos e de água, e para a manutenção da floresta e de diversas interações entre os seres vivos que são importantes para o equilíbrio do meio ambiente.

Alguns serviços ambientais que são oferecidos pelo solo e que possibilitam a vida na Terra são:

  • Sequestro de carbono;
  • Purificação da água e degradação de contaminantes;
  • Regulação do clima;
  • Ciclagem de nutrientes;
  • Habitat para alguns seres vivos;
  • Regulação de enchentes;
  • Fonte de recursos genéticos e farmacêuticos;
  • Base da infraestrutura humana;
  • Fornecimento de materiais de construção;
  • Herança cultural;
  • Produção de alimentos, fibras e combustíveis.

Entretanto, uma questão que não podemos deixar de levantar sobre os solos é que mesmo sabendo da importância fundamental desse recurso natural, as atividades que nós desenvolvemos têm gerado impactos negativos de forma crescente. Ao longo do tempo esses impactos acabam colocando em risco a conservação do solo, uma vez que essas atividades afetam a sua estrutura, o equilíbrio ambiental, a manutenção das florestas, dos animais e até de nós mesmos.

Você sabia que a má gestão do solo tem ligação direta com a falta de água?

A falta de água pode ocorrer quando o solo é mal utilizado e apresenta desgaste e erosão, o que pode leva-lo a perder a sua capacidade de renovação, de forma a não conseguir garantir a sua função básica: de permitir a infiltração da água e recarregar o lençol freático, que alimenta as nascentes e os rios que são responsáveis por abastecer os reservatórios.

Dados do Relatório da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com participação da Embrapa Solos mostram que 33% dos solos do mundo estão degradados.

Um dos problemas mais preocupantes em relação ao mau uso do solo é a erosão, pois a mesma pode levar a perda de sua capacidade produtiva e até mesmo a perda do solo, através da condução de sedimentos que podem ir parar nos rios. Por sua vez, quanto esses sedimentos chegam ao leito dos rios podem causar assoreamento e contaminação dos recursos hídricos, resultando na degradação de ecossistemas como um todo!

Estudos têm estimado os danos da erosão em 44 milhões de dólares por ano nos Estados Unidos.
Somente a erosão elimina 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano!

A perda de 25 a 40 bilhões de toneladas de solo por ano reduz significativamente a produtividade das culturas e a capacidade de armazenar carbono, nutrientes e água. De forma que isso traz consequências negativas tanto para as atividades do homem quanto para os ecossistemas. Para reverter toda a perda que já sofremos e parar as perdas futuras é necessário fazer mudanças! Atualmente já existem alternativas de uso do solo com impactos menores, como aquelas que não utilizam a atividade de queima do solo e agrotóxicos e também aquelas que contam com a ajuda da própria floresta como os sistemas agroflorestais.

Mas o primeiro grande passo para darmos a volta por cima é o conhecimento! A conscientização ambiental de toda a sociedade é fundamental para que possamos entender que toda e qualquer ação que realizamos hoje irá causar impactos amanhã. E, por fim, podemos evitar ou minimizar esses impactos de forma que vivamos em conformidade com o meio ambiente. Nunca é tarde para começarmos!


Referências:
FAO and ITPS. 2015. Status of the World’s Soil Resources (SWSR) – Main Report. Food and Agriculture Organization of the United Nations and Intergovernmental Technical Panel on Soils, Rome, Italy.
https://wp.ufpel.edu.br/soloeagua/material-didatico/15-de-abril-dia-nacional-da-conservacao-do-solo/
https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/11582581/dia-nacional-da-conservacao-do-solo-sua-historia-e-um-alerta-da-fao
https://www.ipe.org.br/~iperg/ultimas-noticias/402-dia-da-conservacao-do-solo