visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

DIA DA RESSACA

Thaiane Scheila da Silva Velho
28 fev 2020

revisão textual: Talita V. Braga


No dia 28 de fevereiro é comemorado o dia da ressaca!

É isso mesmo, você não leu errado! Embora não seja muito popular no Brasil, este dia surgiu com intuito de orientar as pessoas sobre as consequências causadas após o uso excessivo de bebidas alcoólicas, bem como de promover encontros entre amigos para contar suas histórias relacionadas à bebedeira juntamente com altas gargalhadas.

A diversão enquanto você está ingerindo altos drinks é garantida! Mas o arrependimento no dia seguinte é bem maior do que a vontade de beber novamente. Para que vocês entendam melhor porque isso acontece e comemorem este dia de maneira correta, vamos explicar aqui por que a ressaca ocorre e também como nosso organismo funciona durante este processo.

A causa da ressaca não é exatamente a bebida alcoólica, mas sim as toxinas envolvidas durante o metabolismo do álcool pelo nosso organismo
(Segundo a médica Kate Dennison)

É exatamente isso! Durante a metabolização do álcool o nosso fígado produz e libera várias toxinas. Uma delas é o acetaldeído, que faz com que o nosso organismo trabalhe o dobro para garantir a eliminação do mesmo. Nossos rins, com a intenção de expulsar este acetaldeído, aceleram o processo de produção de urina, o que acaba aumentando ainda mais nossa sede. Isso é sinal de desidratação! E ao invés de ingerir mais bebida alcoólica, o correto seria fazer ingestão de água. Ela sim é capaz de reidratar o nosso corpo.

Outro órgão afetado pelo excesso de bebida alcoólica é o pâncreas. De acordo com o gastrocirurgião Alexandre Sakano, o álcool muda a forma da glicose metabolizada, favorecendo a hipoglicemia, ou seja, provoca a queda no nível de glicose no sangue. Além disso, a nossa mucosa gástrica também é afetada no processo de metabolização do álcool, o que resulta nos famosos enjoos pós-bebedeira.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é a ressaca e como ela acontece no nosso organismo, resolvemos listar para vocês algumas dicas do que fazer para que na manhã seguinte você lembre mais dos belos drinks que bebeu do que da dor de cabeça e mal-estar causados pela ressaca:

  • Não beba de estômago vazio! Comer antes de ingerir bebidas alcoólicas é essencial para manter o equilíbrio do nível de açúcar no sangue.
  • Beba água durante um drink e o outro e também antes de dormir. Muitas vezes a dor de cabeça no dia seguinte é a desidratação causada pelo álcool. Mantenha-se hidratado sempre!
  • Caso seu estômago apresente sinais de irritação é indicado o uso de antiácidos.
  • Beba café, chá ou Coca-Cola para se reanimar.
  • Evite gorduras e comidas pesadas.

Comemore este dia e lembre-se sempre: Se for dirigir não beba!!!!


Referências:
https://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/xo-ressaca-medicos-explicam-que-acontece-com-corpo-depois-da-bebedeira-24165710.html
https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/33717-ressaca
https://www.huffpostbrasil.com/entry/ressaca-corpo_br_5df0f9f0e4b06a50a2e81553
https://www.revistaversar.com.br/dia-da-ressaca/