visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

Petróleo: um vilão necessário?

Ivana Jaskiu
Vitor Ludke
19 fev 2021

revisão textual: Talita Braga

Você já ouviu falar sobre o petróleo e que ele é utilizado como fonte de energia e responsável por tantos conflitos, mas sabe dizer do que é composto, como foi formado ou porque ele é considerado ruim ao meio ambiente?

Vem que o Papo com Ciência te conta!

O que é petróleo?

O petróleo é um líquido viscoso formado por uma mistura de compostos orgânicos, sendo os principais os hidrocarbonetos – que são moléculas formadas por átomos de carbono e de hidrogênio. Mas ainda pode conter pequenas quantidades de outros compostos que apresentam nitrogênio, oxigênio e enxofre, e também alguns metais e sais. Trata-se de uma substância oleosa, viscosa e com densidade inferior à da água – por isso ele boia facilmente na água do mar quando ocorrem acidentes de derramamento de óleo. Também é considerado um dos principais recursos utilizados como fonte de energia nos dias atuais!



Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP a proporção dos componentes do petróleo são, de forma geral:

Componente Porcentagem
Carbono 82%
Hidrogênio 12%
Nitrogênio 4%
Oxigênio 1%
Sais 0,5%
Metais 0,5%


Como o petróleo é formado?

1Conjunto de compostos químicos formados por moléculas orgânicas que estão presentes nos restos de animais e vegetais mortos.

O petróleo foi formado pela decomposição de matéria orgânica1, de forma muito lenta, levando milhões de anos! Estima-se que a formação do petróleo ocorreu principalmente por pequenos seres marinhos que após morrerem acabaram sendo depositados no fundo de lagos e mares. Com o passar dos anos essa matéria orgânica foi aumentando e com o aumento de peso acabou sendo empurrada cada vez mais para as partes profundas, onde a pressão e a temperatura eram extremamente altas. Devido às condições desse local, a ausência de oxigênio impediu que as bactérias aeróbias, aquelas que utilizam oxigênio, realizassem a decomposição rápida desse material. Assim, a decomposição foi realizada por bactérias anaeróbias, aquelas que não utilizam oxigênio e que decompõem a matéria orgânica de forma lenta, levando milhões de anos até que toda a matéria acumulada se transformasse em petróleo.

1Conjunto de compostos químicos formados por moléculas orgânicas que estão presentes nos restos de animais e vegetais mortos.



Como todo o processo de formação do petróleo leva milhões de anos para acontecer e a base para sua formação é matéria orgânica morta, o petróleo é conhecido como um combustível fóssil. Afinal, ele é formado por seres vivos que morreram há muito tempo! E também é justamente por levar milhões de anos para se formar que ele também é conhecido como um recurso não renovável, pois a natureza precisa de milhões de anos para que consiga repor todo o petróleo que nós já exploramos e utilizamos. Ou seja, isso é praticamente impossível!

Mas porque o petróleo é conhecido como vilão do equilíbrio ecológico?

O petróleo é tido como vilão por mais de uma razão. Uma delas é o fato do petróleo conter em sua composição nitrogênio e enxofre que faz com ele seja poluente, pois, no momento da queima dos combustíveis derivados do mesmo, gases tóxicos são liberados para a atmosfera. Além disso, alguns desses gases são os óxidos de enxofre e de nitrogênio, que quando estão presentes na atmosfera reagem com a água da chuva e resultam no fenômeno conhecido como chuva ácida, que é capaz de acidificar corpos d’água e destruir florestas, assim como monumentos históricos e construções edificadas pelo homem.

Na combustão completa dos hidrocarbonetos, que são o principal componente do petróleo, são liberados dióxido de carbono (CO2) e água. Já na combustão incompleta, podem ser liberadas substâncias como monóxido de carbono (CO), água e fuligem. E aqui está mais uma razão do petróleo ser tido como vilão! Pois tanto o monóxido de carbono quanto o dióxido de carbono são gases considerados gases-estufa, ou seja, gases capazes de reter parte da radiação infravermelha (IV) do Sol, e consequentemente, aquecer a Terra. O resultado disso é que, como o petróleo ainda é a principal fonte de energia das atividades desenvolvidas nos dias atuais, ainda são liberados diretamente na atmosfera grandes quantidades desses gases-estufa. Tudo isso está ocasionando a intensificação do efeito estufa, e levando-nos às mudanças climáticas globais (para saber mais sobre esse assunto acesse a matéria - Mudanças climáticas: uma próxima extinção em massa?).



E depois de tudo isso como podemos responder a questão: “Petróleo: é um vilão necessário?” Verificamos que o petróleo apresenta algumas razões para ser considerado um vilão, mas para que o homem consiga continuar com suas atividades ele ainda é um combustível necessário e o mais utilizado. Porém, talvez ele esteja com os seus dias contados! Isso pelo fato de ser um recurso não renovável, pelo seu uso estar intensificando as mudanças climáticas, e mais importante ainda, porque a ciência vem trabalhando para encontrar fontes de energia alternativas e renováveis que possam vir a substituir o uso do petróleo no futuro!


Referências:
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Disponível em: https://www.gov.br/anp/pt-br. Acesso em 16 de fevereiro de 2021.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "Composição química do Petróleo"; Prepara Enem. Disponível em: https://www.preparaenem.com/quimica/composicao-quimica-petroleo.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2021.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. "O que é petróleo?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-e-petroleo.htm.. Acesso em 16 de fevereiro de 2021.
SOUSA, Rafaela. "Petróleo"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/petroleo.htm. Acesso em 16 de fevereiro de 2021.