visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

DIA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Daniel Bujak
27 fev 2020

revisão textual: Talita V. Braga


O Dia Nacional do Livro Didático não é apenas mais uma data comemorativa, é uma forma de incentivar e propagar a leitura às crianças, adolescentes e jovens do Brasil. O livro didático foi um grande avanço para a educação, principalmente para os anos iniciais da educação. O seu uso trouxe melhorias para o ensino básico de escolas públicas, transmitindo de forma mais clara e organizada as informações para os alunos, e também ajudando os educadores na elaboração dos planos de aula.

O livro didático trouxe mais facilidade e compreensão para aprender e ensinar.

A história do livro didático no Brasil começou na década de 1920. No ano de 1929 foi criado o Instituto Nacional do Livro (INL) e em 1938 foi criada a Comissão Nacional do Livro Didático. Já na década de 1940, o ensino no Brasil passou por reformas que resultaram no aumento do número de estudantes, o que consequentemente também aumentou a circulação dos livros didáticos. Com isso, desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.

O livro didático ajuda na formação integral do aluno, mostrando uma perspectiva diferente sobre o mundo.

Uma das atividades desenvolvidas pelo PNLD é a elaboração do Guia do Livro Didático, que traz uma lista de livros didáticos que foram avaliados e aprovados por uma comissão própria. O Guia do Livro Didático serve para que os professores e a equipe pedagógica das escolas da rede pública de ensino possam fazer a consulta e análise para escolher o livro que será utilizado por seus alunos. Essa análise deve levar em consideração a adequação do livro escolhido ao projeto político-pedagógico da escola, ao aluno e ao professor, e à realidade sociocultural na qual a escola está inserida. E tudo isso acontece pela internet, através do portal do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Incentivar o hábito de leitura não é importante apenas para alunos, mas sim para toda a sociedade.

Assita ao vídeo do FNDE:


Referências:
http://portal.mec.gov.br/pnld/indexphpoptioncomcontentaviewarticleaidindexphpoptioncomcontentaviewarticleaid13658
http://redeglobo.globo.com/globocidadania/noticia/2014/02/dia-nacional-do-livro-didatico-e-comemorado-em-27-de-fevereiro.html
https://www.caririacu.ce.gov.br/informa.php?id=858