visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

Doação de sangue:
uma corrente solidária em prol do mundo!

Aline Lubyi
Lea Brenda
14 jun 2020

revisão textual: Talita Braga

O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado em 14 de junho com o objetivo de homenagear quem é doador e informar quem não é doador sobre a importância desse ato. A data foi criada em 2014 por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o dia escolhido foi uma homenagem ao Karl Landsteiner (nascido em 14 de junho de 1868), imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias outras diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

A doação de sangue é um processo voluntário, no qual o doador tem o seu sangue armazenado em um banco ou hemocentro para o uso subsequente em um paciente que necessite de uma transfusão sanguínea. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento hospitalar.

Você sabia que quando doa sangue, além de estar ajudando outras pessoas, você e sua saúde também terão benefícios?

É isso mesmo! Estudos mostram que a doação de sangue pode reduzir o risco de doenças cardíacas em até 80%, o excesso de ferro e, além disso, você pode descobrir precocemente problemas na sua saúde.

Fazer uma doação de sangue é simples!

Primeiro você deve realizar o seu cadastro, após o preenchimento de todos os formulários você irá passar por alguns testes (como de anemia e sinais vitais) e por uma triagem clínica, e por fim será realizado um teste para saber se você é portador de alguma doença sexualmente transmissível. Ainda, para garantir toda a segurança do processo de doação, mesmo depois de toda essa avaliação inicial, o sangue doado vai para o laboratório para ser testado. Também é nesse momento em que ocorre a separação dos seus componentes (hemácias, plaquetas e plasma), a verificação do tipo sanguíneo e se há presença de parasitas (triagem sorológica).

Quem necessita receber uma doação de sangue?

Normalmente, quem necessita do sangue não é só quem sofreu um acidente grave, mas também quem está em tratamento contra o câncer, possui uma anemia crônica, ou que precisa fazer uma cirurgia. Para isso o médico solicita ao banco de sangue a liberação de uma bolsa para transfusão. Essa bolsa pode ser de hemácias, plaquetas ou plasma, de acordo com quadro clínico do paciente que necessita.

Quem pode fazer uma doação de sangue?

Para doar sangue você precisa:

  • Ter entre 16 e 69 anos;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Estar alimentado, evitando alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação, e caso seja após o almoço, aguardar pelo menos 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Importante!

  • Menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis;
  • Não há riscos para o doador, pois nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado;
  • A frequência máxima é de quatro doações de sangue anuais para os homens e de três doações de sangue anuais para as mulheres;
  • O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para os homens e três meses para as mulheres;
  • Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiveram feito antes dos 60 anos.

Impedimentos TEMPORÁRIOS para a doação de sangue:

  • Para gripe, resfriado e febre, aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
  • Estar em período gestacional;
  • Pós-gravidez: aguardar 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
  • Ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Extração dentária nas últimas 72 horas;
  • Para apendicite, hérnia, amigdalectomia e ressecação de varizes, aguardar período de 3 meses;
  • Para colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia e colectomia, aguardar período de 6 meses;
  • Para transfusão de sangue aguardar período de 1 ano;
  • Ter se vacinado recentemente – o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
  • Exposição a situações de risco para infecções sexualmente transmissíveis, aguardar 12 meses.

Impedimentos DEFINITIVOS para a doação de sangue:

  • Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Evidência clínica das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Tiver contraído Malária.
Para se sentir bem durante a doação, é recomendável a ingestão de líquidos para se manter hidratado e se alimentar bem antes desse processo.
Depois de fazer a doação de sangue é preciso poupar as energias, comer um lanchinho e evitar fumar, beber bebidas alcoólicas e fazer grandes esforços nas próximas horas.

Existem diferentes tipos de sangue, sendo que cada um possui determinado grupo de compatibilidade. Conhecer quais são eles é muito importante, principalmente, para realizar ou receber uma doação. Você conhece o seu tipo sanguíneo? Então confira na tabela para quem você pode doar e de quem você pode receber uma doação!


No Brasil as pessoas não tem o hábito de doar sangue, estima-se que apenas 2% dos brasileiros façam isso. Muito dessa realidade se deve ao fato do país nunca ter passado por uma grande guerra ou uma grande tragédia natural (como erupções vulcânicas e terremotos). Normalmente, povos que passam por isso acabam mudando seus hábitos para ajudar os seus semelhantes, e por conta disso passam a encarar o hábito de doar sangue como um dever cívico que é passado para as gerações futuras.


Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro.

A maioria dos procedimentos hospitalares demandam desse elemento – o sangue, e por isso existe a necessidade constante de recompor as bolsas de sangue. Para o doador não há riscos, se ocorrer algum sintoma em geral são apenas algumas complicações leves, como queda de pressão e tontura. Porém, muitas vezes esses sintomas estão ligados a ansiedade e não a doação propriamente dita. Em uma doação de sangue é retirado aproximadamente 450 ml de sangue e após 2 meses para homens e 3 meses para mulheres uma nova doação já poderá ser realizada! Isso acontece porque o processo de produção de hemácias e plaquetas no nosso organismo ocorre muito rápido.

A doação de sangue envolve pessoas solidárias e todos os dias salvam vidas, cada doação pode salvar a vida de até quatro pessoas.

Faça parte dessa corrente solidária!

Caminhos do sangue: do corpo do doador para o corpo de quem precisa.(Ministério da Saúde)


Referências:
Doação de sangue: como doar, quem pode doar, impedimentos. Disponível em: http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue?fbclid=IwAR1vzmlXVF3OyiRB--nxD4YVkbpp1BOdGy841XXL-XBPdOD6TgHlfiUa-Z4
Dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Disponível em: http://www.hcfmb.unesp.br/dia-14-de-junho-e-comemorado-o-dia-mundial-do-doador-de-sangue/