visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

O Alfabeto das Rochas

Aline Lubyi
30 mai 2020

revisão textual: Talita V. Braga

Dia 30 de maio significa algo para você?

Foi nesse dia, no ano 1962, que entrou em vigor a Lei nº 4.076 que reconhece e regulamenta a profissão de geólogo no Brasil, de forma que essa profissão passou a ser fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Foi a partir desse dia histórico que todo dia 30 de maio é comemorado o Dia do Geólogo, uma data que homenageia todos os profissionais relacionados aos estudos da geologia.

Mas afinal, o que um geólogo faz?

O geólogo é um profissional que trabalha no campo, percorrendo cavernas, matas fechadas, serras ou leitos de rios, reconhecendo os diferentes tipos de rocha de uma região e fazendo mapeamentos. Ele estuda a concentração de diferentes minerais nas rochas, avalia os recursos naturais a serem explorados, faz levantamentos geofísicos e geoquímicos, acompanha a perfuração de poços de petróleo e de água, estuda a melhor disposição para o lixo e participa de projetos ambientais. Mas também é um profissional que trabalha no escritório, planejando suas atividades de campo e processando, analisando e interpretando os dados geológicos e, também no laboratório, que é onde ele faz análises mineralógicas (descrição dos minerais) e petrográficas (descrição das rochas). Mas independente do seu local de trabalho, o profissional geólogo sempre está com algum de seus instrumentos de trabalho em mãos, como martelo, canivete, lupa, bússola, cartas topográficas, caderneta de campo, fotografias aéreas e GPS.

E qual a importância do profissional geólogo?

Praticamente tudo que há a nossa volta teve uma considerável parcela de participação de um geólogo. O conhecimento geológico sempre foi utilizado pela sociedade desde o surgimento da humanidade, de maneira a prover as necessidades básicas em termos de recursos minerais. Os materiais metálicos da sua casa como geladeira, fogão e máquina de lavar, todos podem ser fabricados pela exploração de minerais metálicos (na geofísica os geólogos e físicos medem propriedades como magnetismo das rochas para detectar presença de minérios). Já os tijolos e telhas são feitos de argila. Além disso, é com o auxílio do trabalho de um geólogo que é possível identificar e caracterizar propriedades do meio físico que são responsáveis por desastres como deslizamentos e inundações. Se você está se locomovendo através de um carro que queima combustível e está passando por uma rua asfaltada, estes são subprodutos do petróleo que também têm o trabalho de um geólogo. Além disso, pontes, viadutos, túneis, e quase tudo que você imaginar terá uma ligação direta ou indireta com a Geologia.

Geólogos também são importantes para entendermos o passado do nosso planeta!

Vivemos em um planeta dinâmico, que ao longo de milhões de anos foi se transformando e continua a fazê-lo. E os geólogos procuram compreender todas essas mudanças, visto que há uma grande variedade de materiais geológicos, como rochas, sedimentos e minerais, cuja presença e distribuição ao longo da Terra foi se modificando ao longo dos anos. Com tudo isso o geólogo deve aprender um novo alfabeto, o alfabeto das rochas! E é conhecendo esse alfabeto que o geólogo pode decifrar toda a história do planeta Terra que está escrita nas rochas, interpretando todas as mudanças ambientais que aconteceram a milhões de anos atrás.

Os geólogos trabalham com prevenção de riscos urbanos e amenização de problemas ambientais.

Ao fazer geologia, o profissional deve se formar sabendo realizar as competências discriminadas na Lei, como: planejar, executar, gerenciar, avaliar e fiscalizar projetos, serviços e/ou pesquisas científicas básicas ou aplicadas que visem ao conhecimento e à utilização racional dos recursos naturais e do ambiente; pesquisar e otimizar o aproveitamento tecnológico dos recursos minerais e energéticos sob o enfoque de mínimo impacto ambiental; pesquisar novas alternativas de exploração, conservação e gerenciamento de recursos hídricos; fornecer as bases para o planejamento da ocupação urbana e para a previsão e prevenção de riscos de acidentes por desastres naturais e aqueles provocados pelo homem; desenvolver métodos de ensino e pesquisa das geociências voltadas tanto para a melhoria do desempenho profissional como para a ampliação do conhecimento em geral; desenvolver e aplicar métodos e técnicas direcionadas à gestão ambiental; atuar em áreas de interface, como a Tecnologia Mineral, Ciências do Ambiente e Ciências do Solo.

Vamos conhecer mais de perto algumas áreas de atuação do geólogo:

  • Paleontologia: É o estudo dos fósseis, que são registros pré-históricos de seres vivos que já habitaram a Terra. Sua principal função é reconstituir espécies animais e vegetais com a ajuda de elementos encontrados em escavações, descobrir suas características físicas, identificar seus hábitos e relações com o meio ambiente.
  • Petrologia: É o estudo das rochas que se dividem em ígneas, sedimentares e metamórficas, que são formadas pelo magma terrestre, seja no interior da terra ou em sua superfície.
  • Pesquisa mineral: É na pesquisa mineral que o geólogo busca descobrir jazidas de minérios com potencial econômico para serem exploradas.
  • Geologia do petróleo: É o ramo da geologia que examina as camadas de rochas onde existe acumulação de óleo e gás natural, os conhecidos combustíveis fósseis.
  • Hidrogeologia: É o estudo do subsolo em busca de água subterrânea. Essa é uma importante aplicação da geologia que pode solucionar problemas de escassez de água em regiões áridas.
  • Geotécnica: É quando os geólogos trabalham na construção de estradas, túneis, viadutos, barragens e edifícios, analisando se o solo irá suportar a obra. Esse trabalho é feito em conjunto com um engenheiro civil.
  • Geoquímica: Nessa área o geólogo coleta amostras de solo, água e de sedimentos do fundo dos rios para analisar em laboratório e determinar os elementos químicos presentes
  • Geofísica: Nessa área o geólogo determina propriedades das rochas como o magnetismo, a densidade e a radioatividade, podendo detectar a presença de minérios e minerais metálicos.
  • Geologia Marinha: A geologia marinha estuda as variações do nível do mar e o relevo do assoalho oceânico.
  • Geologia Ambiental: É quando os geólogos atuam na prevenção de enchentes, deslizamentos de terra e erosão do solo; na seleção de locais para instalação de cemitérios, aeroportos, depósitos de lixo e fábricas, e na delimitação de áreas de preservação ambiental, entre outras.

Quanta coisa diferente para um mesmo profissional né! E aí, você quer ser um futuro geólogo?


Referências:
https://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/geologia/
https://www.infoescola.com/ciencias/geologia/
http://www.ufjf.br/nugeo/files/2009/11/Geologia-Cap1.pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1950-1969/L4076.htm