visite nosso
Instagram


Compartilhe
no face!

Dia Mundial da Água!

Sabrina Chelegel
22 mar 2020

revisão textual: Talita V. Braga

Mas, o que é a água?

A água é a uma substância inodora (sem cheiro), incolor (sem cor) e insípida (sem sabor). Essa é a definição clássica que ouvimos quando falamos da água. Porém, essa é a definição da água pura, que seria a água destilada, aquela que contêm apenas átomos de hidrogênio (H) e oxigênio (O) na sua constituição. Já a água que encontramos em rios, lagos, mares e lençóis freáticos é a junção da água pura com outras substâncias, principalmente os sais minerais!

A água do mar é a que mais possui sais minerais.

A origem da água tem relação com a origem do planeta Terra, quando gases começaram a se formar a partir de processos químicos que ocorriam no interior do planeta. Esses gases foram sendo liberados a partir dos movimentos das placas tectônicas e erupções de vulcões, e como resultado foi sendo formada a atmosfera terrestre. Seguindo esse processo outras reações começaram a acontecer, como a junção do oxigênio com hidrogênio formando a água no estado gasoso, que então se condensou, precipitou e iniciou a formação da nossa hidrosfera.

Para entendermos melhor a importância da água, suas propriedades, distribuição e utilidade, vamos começar falando sobre a molécula de água (a sua fórmula química!). A molécula de água é formada por 2 átomos de hidrogênio (H) e 1 de oxigênio (O), resultando em H2O. Se você estiver lembrando-se das suas aulas de química, já sabe que na molécula de água o átomo de oxigênio é o mais eletronegativo (tem a tendência de ganhar elétrons) e possui 6 elétrons na sua última camada, faltando apenas 2 elétrons para se estabilizar (a regra do octeto) e o hidrogênio possui apenas 1 elétron na sua última camada e precisa de mais um para se tornar estável (você lembra que o hidrogênio se torna estável com 2 elétrons na última camada, né?!). Depois de relembrarmos as características químicas desses átomos podemos concluir que quando dois átomos de hidrogênio se ligam a um átomo de oxigênio todos eles irão compartilhar seus elétrons formando ligações covalentes (que é uma ligação forte), e assim todos ficam estáveis. Como o oxigênio é mais eletronegativo ele vai fazer com que os elétrons do hidrogênio fiquem mais próximos dele, resultando em uma carga parcial negativa para o oxigênio (-2) e uma carga parcial positiva para os hidrogênios (+). Qual a importância disso? Essa distribuição diferencial de cargas resulta em uma molécula com dois polos, um com carga positiva e outro com carga negativa, resultando na polaridade da molécula de água.

A água é uma molécula polar!
E é um solvente universal!

Essas e outras propriedades da água são favoráveis à vida, pois a água se torna capaz de dissolver grande parte dos compostos inorgânicos e a maioria dos processos químicos dos sistemas vivos ocorre em meio aquoso. Também é por essas características que acredita-se que a vida tenha começado no meio aquático, além do fato da maior porção de água estar no estado líquido, sendo então ele propício para que haja vida. Outras propriedades importantes da água são:

  • No estado líquido a água resiste a mudanças de temperatura e de seu estado.
  • A água no estado líquido transfere calor rapidamente.
  • Diferente de outras substâncias a água se torna menos densa à medida que se esfria abaixo de 4°C, o que permite que animais e plantas que vivem em lagos e oceanos encontrem refúgio no inverno, pois a parte congelada da água irá flutuar.
  • A alta viscosidade da água permite que organismos minúsculos não afundem.
  • A densidade da água permite a vida em meio aquoso, mas limitam sua forma e funcionamento. Organismos mais densos que a água como os peixes possuem bexiga natatória preenchida com gás que pode ajustar seu tamanho para tornar a densidade do peixe igual à da água circundante.
  • A volatilidade da água permite que ela evapore sem entrar em ebulição, o que podemos observar ao colocar nossa roupa no varal!

A capacidade de dissolução da água também facilita que os organismos tenham acesso aos nutrientes, pois muitos deles podem ser encontrados juntos à água e serem facilmente aproveitados pelos organismos vivos. A água também tem importante papel no equilibro osmótico de animais e plantas aquáticas, que é a manutenção do equilíbrio na concentração de sais, também conhecido como potencial osmótico.

Todos nós sabemos disso, mas não custa lembrar: Toda a água do planeta Terra possui um ciclo! Nesse ciclo a água evapora, condensa e precipita (na forma de chuva, neve ou granizo). Uma parte da água é absorvida pelo solo e vai para no lençol freático, onde pode ficar por cerca de 2.000 anos, até voltar novamente para a superfície e passar pela evaporação, condensação (aonde fica na atmosfera por cerca de 2 semanas) e precipitação. Assim, sucessivamente, as moléculas de água vão dando voltas e mais voltas no ciclo da água!

Graças ao alto calor específico da água os continentes são aquecidos pela mesma durante a noite. A água absorve o calor durante o dia e perde parte dele lentamente durante a noite.

Cerca de 70% da superfície do planeta está coberta de água! Porém, a grande parte é água salgada (dos mares) e impropria para o consumo, restando somente 2,5% de água doce. Além do grande desperdício de água doce que ocorre diariamente pela população, a agricultura (atividade que mais utiliza água no mundo, cerca de 70%) e as indústrias (aproximadamente 22%) acabam contaminando a água doce com rejeitos de minério, agrotóxicos, esgotos jogados direto na água, lixo, além de não reaproveitarem a água da forma que poderiam e também acabarem desperdiçando. Além de tudo isso, sabemos que já vivenciamos uma grande desigualdade na distribuição e escassez de água pelo mundo, cabendo a cada um de nós cuidarmos desse bem tão precioso que hoje temos acesso. Devemos tomar medidas de preservação da água como: tomar banhos mais rápidos, encaminhar toda água utilizada ao tratamento de esgoto para que seja reaproveitada, diminuir o uso de agrotóxicos e fertilizantes, entre outros. Precisamos reduzir a contaminação da água e reutilizar o máximo que conseguirmos.

Vamos cuidar dos recursos hídricos que temos acesso hoje para que em pouco tempo os mesmos não se tornem um artigo de luxo!


Referências:
Nelson, D. L.; Cox, M. M. Cap.2 – Água. In: Princípios de Bioquímica de Lehninger. 6ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Rickfles, R.; Relyea, R. Cap.2 – Adaptações a ambientes aquáticos. In: A Economia da Natureza. 7ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
http://blogdoenem2014.blogspot.com/2014/10/agua-10-topicos-importantes-sobre-este_25.html
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/biologia/a-importancia-da-agua